CONNECT

Taxas Euribor: o que é e como influenciam o crédito habitação

13.05.2024
Taxas Euribor o que é e como influenciam o crédito habitação

A Euribor é uma das principais taxas de juros associadas aos contratos de crédito à habitação.

 

As taxas Euribor estão interligadas à habitação e, dadas as circunstâncias atuais, é um dos fatores mais receados por quem se dirige aos bancos para contrair um empréstimo. De facto, é impactante na vida de muitas pessoas, pois influenciam as prestações a pagar, para quem tem um crédito habitação com taxa variável. 

Os bancos ao avaliarem e concederem um valor ao empréstimo aplicam a Euribor (variável) e uma taxa fixa, o conhecido spread. Este reflete a diferença entre a Euribor e a taxa aplicada pelo banco, que é fixa. O spread, ao contrário da Euribor, é influenciado pelo risco associado ao empréstimo, à situação vigente do mercado e à concorrência. Assim sendo, a taxa de juros total, pode sofrer oscilações ao longo do tempo dependendo das variações da Euribor.

 

O QUE É A EURIBOR E COMO CALCULAR

O termo Euribor, ou European Interbank Offered Rate, significa em português, Taxa Interbancária Oferecida em Euro. Esta taxa de referência traduz o cálculo da média das taxas de juro às quais os bancos da zona euro emprestam dinheiro, entre si, no mercado interbancário. 

O cálculo da Euribor está interrelacionado com os prazos a que se refere.  Pode ser calculado como 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. O custo do dinheiro, naturalmente, reflete o período de tempo a que se destina. Outra nota importante é que a taxa Euribor varia diariamente e novos valores são conhecidos todos os dias às 10 horas em Portugal continental. Assim, uma variação na Euribor pode resultar em aumentos ou diminuições das prestações mensais, para quem tem hipotecas de taxa variável.

 

DICAS PARA LIDAR COM AS TAXAS EURIBOR

Considerando as oscilações da Euribor, que nos dias de hoje são uma realidade que afeta muitas famílias, é importante gerir o seu impacto, adotando estratégias para quando as variações da taxa tiverem um acréscimo na sua revisão. 

 

Compreenda como funcionam as taxas Euribor

Informe-se o melhor possível e escolha a opção financeiramente mais sólida para o seu caso.

 

Faça uma poupança de emergência

Aposte num orçamento familiar que possa cobrir alguns imprevistos e, na medida do possível, prever aumentos substanciais nas prestações do crédito.

 

Considere opções de negociação do crédito,

Alterar a taxa varável para fixa ou aderir a uma taxa mista, caso seja possível, assim como renegociar o spread pode ser uma boa opção.

partilhar