CONNECT

Euribor e verão: o que precisa de saber sobre as prestações do seu crédito

A Euribor é a taxa de juro que serve de base para muitos créditos habitação com taxa variável. Será que o verão tem impacto nesta taxa?

20.08.2025
Euribor e verão

A Euribor é a taxa de juro que serve de base para muitos créditos habitação com taxa variável. Quando sobe, a prestação mensal também sobe, quando desce, o valor a pagar diminui. 

Mas será que o verão tem impacto nesta taxa? Será que pode esperar surpresas nesta altura do ano?

A resposta é: não há uma regra. É verdade que, no verão, os mercados financeiros costumam ter menos atividade, muitos investidores e decisores estão de férias e há menos reuniões do Banco Central Europeu, o que pode reduzir a “agitação” nos mercados. No entanto, isso não significa que a Euribor suba ou desça de forma previsível todos os verões.

Segundo os dados mais recentes da European Money Markets Institute (EMMI), a Euribor a 3 meses está em cerca de 2,017 % e a Euribor a 6 meses situa‑se nos 2,085 %, com base nos valores de 30 de julho de 2025. Ou seja, as taxas rondam os 2 % e mantêm‑se estáveis, sem oscilações sazonais relevantes atribuíveis ao verão.

O que pode acontecer é que a data de revisão da sua prestação, que costuma ser de 6 em 6 meses ou de ano a ano, calhe no verão. Se isso acontecer, a sua mensalidade será atualizada com base na Euribor desse momento. O impacto dependerá, por isso, do estado da economia e não da estação do ano em si.

Se quiser garantir maior estabilidade no valor que paga todos os meses, pode considerar alternativas como a taxa fixa ou a taxa mista (que começa por ser fixa e depois passa a variável).

Mesmo em tempo de férias, estar atento à Euribor pode fazer a diferença no seu orçamento. Mas, para já, pode ficar tranquilo: o verão, por si só, não costuma ser uma ameaça às suas prestações. No entanto, pode contar com a ajuda da rede Maxfinance para perceber qual a melhor opção para si, de forma simples e sem complicações.

share